ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 outubro, 2011

Médicos do SUS vão parar em 22 estados nesta terça, diz federação

Atendimento de emergência e urgência será mantido, afirma entidade.
Nos outros estados e DF, haverá manifestações e suspensões temporárias.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) divulgou na tarde desta segunda-feira (24) que os médicos de 22 estados devem suspender os atendimentos nesta terça-feira (25) em protesto contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho da rede pública de saúde. Anteriormente, a entidade havia afirmando a participação de médicos de 12 estados.
O movimento, coordenado pela Comissão Pró-SUS e composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Fenam, diz que a previsão é de que haja a adesão de pelo menos metade dos 195 mil médicos que trabalham no SUS.
Em 22 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia 25 de outubro, sendo que no Piauí deve se prolongar por 72 horas, afirma a Fenam.
Em outros dois estados a paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve ocorrer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá ocorrer apenas em algumas unidades. Nos outros estados e no Distrito Federal, foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública.
Segundo a Fenam, nos estados em que houver paralisação, os trabalhos nas unidades de urgência e emergência. "Todos os atendimentos serão remarcados. Queremos dizer a população que o movimento é a favor da saúde", disse Aloísio Tibiriçá Miranda, vice-presidente do CFM, em nota divulgada pela Fenam.
Fonte: g1.globo.com/brasil
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: