ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 outubro, 2016

Cooperativa Cultural oferece palestra sobre a poesia inspirada em Dom Quixote

palestra_dom
Até mesmo quem nunca leu o clássico Dom Quixote, do autor castellano Miguel de Cervantes, já ouviu falar das peripécias desse cavaleiro errante e seu fiel escudeiro Sancho Pança. A luta com os moinhos de vento, por exemplo, é uma das mais difundidas. Os personagens se tornaram verdadeiros mitos e não raro a gente ouve por aí a expressão “quixotesca”.
Pois bem, vem dessa novela que mostrava as aventuras de dom Quixote, sua paixão por Dulcineia e seu fiel seguidor Sancho Pança, que mesmo escrito há mais de 400 anos continua a influenciar a literatura e os poetas. Interessado por essa onda inspiradora contida nesses personagens, o ex-professor da UFRN e atual docente da UFPE, Carlos Newton Júnior passou dez anos reunindo uma antologia poética de diversos autores da língua portuguesa, que trata tão somente desses dois personagens. E ele vai estar na próxima sexta-feira, na Cooperativa Cultural da UFRN, a partir das 10h, para fazer a palestra: “Imagens do Quixote e de seu leal escudeiro na poesia de língua portuguesa”, que se baseia no seu livro “Poemas para Dom Quixote & Sancho” (Editora da UFPE – 2015).
Nessa obra é possível encontrar versos de grandes nomes como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Cruz e Souza e até versos do português, José Saramago, que nunca teve poesia sua publicada no Brasil. Quem tiver interessado em conhecer um pouco mais do imaginário quixotesco, é só chegar lá no Centro de Convivência do Campus, a partir das 10h! A entrada é gratuita.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: