ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

19 julho, 2012

Eleições 2012: Cresce número de mulheres na disputa por prefeituras


A eleição municipal de 2012 traz peculiaridades no Rio Grande do Norte e também no país que revelam, segundo as estatísticas, uma miscigenação social e cultural que engloba uma mistura de classes, gêneros e um nível de instrução. Há, segundo os números, um quantitativo mais abundante de mulheres participantes no pleito, um maior interesse de empresários na disputa pelas prefeituras, e a prevalência, entre os concorrentes, que apontam o nível de escolaridade equivalente ao do ensino médio. Um comparativo entre os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de  2008 e a deste ano revelam um aumento no rol feminino de 35%. Um dado alentador, enfatizou o presidente licenciado da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Sobre esse aspecto, o prefeito faz apenas uma ressalva: "Seria melhor se houvesse mais espontaneidade nessa questão e não que essas mulheres estivessem sendo praticamente convocadas para fazer valer a legislação".
A ponderação de Benes é fundamentada na própria lei, que exige a presença de pelo menos 30% de mulheres no pleito. "O que vimos foi o esforço das coligações para cumprirem essa determinação", comentou ele. Em 2008, 60 mulheres se candidataram prefeitas no Rio Grande do Norte, número elevado para 81 este ano. O quantitativo é visivelmente baixo se comparado ao universo de homens candidatos, cuja tabela apontou 357 em 2008, e 331, em 2012. De qualquer maneira, embora  prevaleça a presença masculina, diminuiu o número de homens no pleito, ao contrário da feminina, que - e um jeito ou de outro - aumentou.
Em Mossoró, segundo "colégio eleitoral" do Estado, há um exemplo da presença feminina na disputa majoritária. Disputam a sucessão da atual prefeita, Fafá Rosado, Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB). Enquanto isso, em Natal, não há mulheres na corrida pela sucessão de Micarla de Sousa.  

Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: