ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 julho, 2012

Brasil conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática


Competição aconteceu na Argentina entre 100 países. Equipe brasileira ficou em 19º lugar

Rodrigo Sanches Ângelo, de 16 anos,
 conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática
A equipe brasileira conquistou uma medalha de ouro, uma de prata, três de bronze e uma menção honrosa na 53ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada entre os dias 4 e 16 de julho em Mar del Plata, na Argentina. O desempenho garantiu ao Brasil o 19º lugar entre os 100 países que participaram da competição. Na edição anterior, o País havia ficado na 20ª posição, com três medalhas de prata e três de bronze e, em 2010, com duas pratas e um bronze, estava em 35º lugar.
O estudante Rodrigo Sanches Ângelo, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro na competição. As provas foram realizadas nos dias 10 e 11 de julho e, em cada dia, os competidores resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova. Aluno de um colégio particular de São Paulo, Rodrigo conquistou 28 pontos de um máximo de 42.
João Lucas Camelo Sá, do Ceará, ficou com a medalha de prata. Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) e Henrique Fiúza Gasparini Nascimento (DF) conquistaram medalhas de bronze. Já Maria Clara Mendes Silva (MG) recebeu uma menção honrosa. A equipe brasileira foi liderada pelos professores, Luciano Castro (RJ) e Carlos Shine (SP).
Realizada desde 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática é destinada a estudantes do ensino médio cujas idades variam entre 14 e 19 anos e que ainda não tenham ingressado na universidade. Cada país é representado por uma equipe composta por até seis estudantes e dois professores.
O Brasil participa do evento desde 1979, e já conquistou 101 medalhas, sendo 9 de ouro, 27 de prata e 65 de bronze o que o torna o país latino americano com maior número de medalhas na competição. A melhor colocação obtida pelo País foi o 16º lugar, em 2008. No próximo ano o evento ocorrerá na Colômbia.
Fonte: iG São Paulo
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: