ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 maio, 2012

Lula chega de bengala e fala por 20 minutos em evento no Rio


Antes de discursar, ex-presidente, que passou por tratamento contra o câncer, disse: 'Espero não ter desaprendido a falar'

Em discurso durante seminário sobre cooperação do Brasil com a África, que marcou o início da comemoração dos 60 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma dura crítica aos países ricos pelo comportamento diante da crise internacional. "Punem as vítimas da crise e distribuem prêmios para os responsáveis por ela. Há algo muito errado nesse caminho", afirmou Lula para uma plateia de empresários e autoridades.
Lula entrou no palco do BNDES com
o auxílio de uma bengala e falou por 20 minutos

Antes de começar a discursar, Lula lembrou: "Faz sete meses que não falo. Espero que não tenha desaprendido a falar". Após passar por um tratamento nos últimos meses contra um tumor na laringe, Lula subiu ao palco de bengala, falou por 20 minutos e, embora tenha tido uma dificuldade inicial no discurso, prosseguiu bem até o fim.
Em seu discurso, Lula protestou contra medidas de austeridade dos países europeus que tiram direitos dos trabalhadores. "Ao sistema financeiro, todo apoio. E aos trabalhadores e aposentados, nenhum socorro", afirmou o presidente.
Essa não é a primeira vez que Lula fala em público após a doença. Em abril, o ex-presidente fez um discurso pela primeira vez após o tratamento ao subir no palanque ao lado Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo na inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) em São Bernardo do Campo.
Lula exaltou as relações de cooperação entre o Brasil e o continente Africano, que ganharam grande impulso em seu governo. "Em lugar de ficarmos paralisados com a crise internacional, que não foi criada nem por brasileiros nem por africanos, precisamos estreitar relações. O Atlântico não mais nos separa, nos une nas mesmas fronteiras, nos banhamos nas mesmas águas", afirmou. 
Lula chegou à mesa principal do seminário acompanhado do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), desgastado pela divulgação de uma série de fotos e vídeos de viagens ao exterior em companhia do empresário Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta. Cabral agradeceu em seu discurso as parcerias com desenvolvidas durante o governo Lula entre a União e o Estado do Rio. Lula devolveu: "Tudo o que foi feito no Rio era obrigação do governo federal, de recuperar o que os outros tinham destruído". 
O ex-presidente passará esta quinta-feira no Rio, e na sexta-feira receberá o título de doutor honoris causa de um grupo de universidades do Estado, em solenidade que terá a presença da presidente Dilma Rousseff.
Com Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: