ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 maio, 2012

Governo lança Plano para reduzir doenças e acidentes de trabalho


Em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, o governo federal lançou no dia 27/4, o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho com o objetivo de assegurar melhores condições de trabalho, diminuindo os riscos de doenças e acidentes.

Dividido em oito eixos, o Plano traça estratégias e ações para atender as diretrizes contidas na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, sancionada pela presidenta Dilma em dezembro do ano passado.
"É um Plano bastante abrangente, uma preocupação mais efetiva com as situações de maior risco. São várias questões como a inclusão de conhecimentos básicos em prevenção de acidentes e segurança no trabalho no currículo do ensino fundamental e médio da rede pública e privada, adoção de medidas especiais para atividades com alto risco de doença e acidentes e a criação de um banco de dados geral que vai além dos números oficiais do Ministério da Previdência que abrange somente os trabalhadores celetistas", celebra Dary Beck, diretor executivo da CUT, presente a solenidade.
O Plano foi elaborado por uma Comissão Tripartite, com representantes dos trabalhadores, empregadores e governo. Esta Comissão também terá a responsabilidade de fiscalizar a implementação das diretrizes, tendo autonomia para modificar suas ações prioritárias.
A CUT, representada por Dary, teve um papel de destaque na formulação do Plano, sendo coordenadora da bancada dos trabalhadores e a única com dois membros titulares. "Temos o reconhecimento por conta do nosso acúmulo nessa área, utilizando-o para propor e implementar várias ações", enfatiza Dary.
"Importante agora é nossa militância se apropriar do conteúdo e ajudar na sua implementação. As sugestões, modificações e incorporações devem ser encaminhadas para a Comissão Tripartite", lembra o dirigente CUTista
Durante a solenidade, também foi realizado um ato simbólico com velas acesas em memória aos/as trabalhadores/as mortos por acidente de trabalho. 
Fonte: CUT
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: