ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 março, 2012

Movimentos juvenis e parlamentares unem esforços para aprovação do Estatuto da Juventude ainda neste ano


A secretária Nacional de Juventude da CUT, Rosana Sousa, participou na tarde da última terça-feira (19) de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado para debater o Estatuto da Juventude.
A aprovação do Estatuto é uma demanda prioritária da juventude CUTista e de todas as juventudes do Brasil. O projeto dispõe sobre os direitos e políticas públicas visando a ampliação dos marcos legais dos jovens brasileiros, com destaque para a criação do Sistema Nacional de Juventude e a implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente.
"Há a compreensão e já está acordado com os outros movimentos juvenis a importância estratégica da implementação da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a juventude, garantindo direitos para quilombolas, indígenas, rurais, domésticas, enfim todos os jovens trabalhadores", elenca Rosana.
Um dos desafios, destaca a dirigente da CUT, é apresentar para a juventude o que está sendo debatido e o que está em jogo. "Será a partir desta conscientização que conseguiremos sensibilizar todos e todas para que se somem numa grande pressão e mobilização, essencial para a aprovação do Estatuto ainda este ano."
Como 2012 é um ano eleitoral a agenda para votações é apertada. Segundo Rosana, tanto o senador Paulo Paim, que convocou esta audiência, como o relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos, o senador Randolfe Rodrigues, farão um esforço para que o Estatuto seja votado no Senado antes de julho. 
Fonte: CUT
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: