ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 março, 2012

A DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Busca pelo desenvolvimento econômico no Brasil não pode estar dissociado da sua dimensão humana e social

 Rua principal da Comunidade de Jaci Paraná
Uma reportagem publicada recentemente pelo iG relata o aumento do consumo de crack na comunidade de Jaci Paraná, localizada ao sul de Porto Velho, em Roraima. Efeito de um mercado da droga consolidado recentemente, o consumo estaria disseminado entre moradores da região assim como entre os operários que agora trabalham no local, gerando disputas entre quadrilhas de traficantes e fazendo com que crimes violentos incorporem o cotidiano do local.
O caso seria mais um retrato das muitas comunidades afetadas pela droga no país e não chamaria tanta atenção se essa não fosse uma das regiões onde o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, está sendo implementado com uma de suas maiores obras. De acordo com a reportagem, a comunidade vê no início da construção da usina hidrelétrica de Jirau o marco referente ao aumento do consumo de crack.
Em quatro anos, a população local quintuplicou, somando hoje mais de 20 mil habitantes. Durante esse período, a despeito de alguns investimentos, a região não ganhou melhorias proporcionais em termos de infraestrutura, serviços públicos ou fortalecimento institucional.
O cenário atual envolve não apenas o aumento da violência, mas também da prostituição, dos mercados ilegais (não apenas de drogas) e da corrupção policial.
É sabido que empreendimentos dessa natureza e magnitude têm impactos ambientais, econômicos e sociais suficientemente relevantes para transformar por completo a área onde são implementados. Entre outras coisas, alteraram o volume e circulação de pessoas, de dinheiro, assim como a demanda por todo tipo de serviço social. Em outras palavras, os efeitos são percebidos em diferentes níveis, com consequências diretas para as dinâmicas sociais em geral.
Todos esses são elementos que afetam a segurança e a capacidade de prover segurança de qualquer lugar, seja uma megacidade, um bairro ou uma comunidade como a de Jaci Paraná.
O mais recente relatório do Banco Mundial sobre conflito, justiça e desenvolvimento, mostra como a violência tem sido um obstáculo ao desenvolvimento em diversos países. O conflito na sua forma de criminalidade afeta diretamente as comunidades, fragiliza os mercados e mina a capacidade das instituições.
O Brasil tem no PAC umas das suas grandes apostas para o desenvolvimento do País. Mas para que essa promessa seja cumprida, o desenvolvimento econômico não pode estar dissociado da sua dimensão humana e social.
Fonte: IG
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: