ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

28 fevereiro, 2012

RESGATE DO VALOR DA APOSENTADORIA

Debate no Senado pede fim do fator previdenciário: “monstrengo”
"Monstrengo". Foi a avaliação feita pelos participantes de audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado na manhã desta segunda-feira (27) sobre o Fator Previdenciário. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão, “o ideal seria acabar com o fator para que as pessoas se aposentem no tempo real e recebam o benefício equivalente ao que pagou ao longo da vida produtiva”.
As entidades representativas de aposentados e pensionistas, que participaram da audiência, pediram o fim da fórmula que reduz o valor das aposentadorias de acordo com a idade e o tempo de contribuição do beneficiário. E uma política de reajuste dos benefícios superiores a um salário mínimo.
“Agora estamos cumprindo um compromisso com a categoria, que é buscar, ao longo de 2012, um entendimento com o governo a fim de melhorar a situação dos beneficiários. Se a situação continuar do jeito que está, vai chegar um tempo em que todos vão ganhar apenas um salário mínimo”, afirmou Paim.
Para os participantes da audiência, o atual sistema de cálculo dos benefícios é ruim e prejudica os aposentados desde sua criação em 1999. O coordenador Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores, José Augusto, chamou o fator de "matemática perversa" e "monstrengo tucano", por ter sido criado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Fonte: Vermelho
GILV@N VI@N@

Nenhum comentário: