ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

31 dezembro, 2011

CUT/RN e movimentos sociais reivindicam a manutenção do projeto original do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi

Para a Central o Projeto deve contemplar toda a estrutura governamental e não apenas ao DNOCS como está sendo proposto.

O projeto não pode ser exclusividade do DNOCS
A CUT/RN e os movimentos sociais reivindicam a manutenção do projeto original do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. A Central se posiciona contrária ao Projeto como está sendo proposto como sendo uma ação do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.
“Para que os trabalhadores rurais sejam de fato beneficiados com a obra é necessário que se mobilize a estrutura de atendimento governamental para que se possibilite o financiamento, assistência técnica, comercialização, bem como a implantação de políticas públicas para saúde, educação e segurança. Desta forma o Projeto passa a ser mais abrangente não visando apenas a água para irrigação, mas os benefícios da agricultura familiar”, afirma o presidente da CUT/RN, José Rodrigues Sobrinho.
O atendimento da pauta é de vital importância para que estabeleça o controle social para o melhor direcionamento sobre:
>>Aplicação dos recursos para fins de desapropriação;
>>Implicações ambientais com a utilização da água (recurso este tão escasso na região) para fins de irrigação comercial, com manejo do solo com a utilização de técnicas de fertilização menos agressivas ao meio ambiente, recuperação da mata ciliar E instituição de programas de educação ambiental;
>>Garantia de área irrigada sem mudança fundiária dos assentamentos já existentes de agricultura familiar;
>>Geração de “energia verde” e de tarifas de diferenciadas aos agricultores;
>>Assistência técnica de instituições como IFERN, EMPARN, EMBRAPA e UFERSA;
>>Inclusão dos assentamentos dentro do projeto de irrigação com infra-estrutura adequada de transporte e moradia, abertura de crédito (modelo PRONAF), capacitação com técnicas de irrigação, equipamentos para irrigação e benefícios tarifários de energia.
Para tanto, a CUT/RN defende a proposta original do Projeto que contempla ações para utilização da água para o consumo humano para as cidades do Vale do Apodi, entre as quais Mossoró e Caraúbas. Esta ação deve ser executada com os trabalhados de perenizarão dos rios Umari e Mossoró.
Os representantes da Central e dos movimentos sociais tiveram dois encontros com o Secretario Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho para ter o compromisso que construção do Perímetro irrigado na Chapada do Apodi será melhor discutida com o movimento dos trabalhadores.
A CUT/RN entende que o projeto é uma oportunidade singular para beneficiar 2 mil pequenos agricultores rurais com o investimento público fazendo justiça social para uma das populações mais carentes do estado. Participaram deste movimento: direção da Central, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Apodi, Comissão Pastoral da Terra, Marcha Mundial das Mulheres, FETARN, FETRAF, MST, MLST, Coopervida, Sertão Verde, Arquidiocese de Natal, Mulheres em Ação de Mossoró, Rede de Colegiados dos Territórios da Cidadania e Políticos.

Escrito por: Assessoria de comunicação da CUT/RN

Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: