ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 outubro, 2011

Comissão veta coligações para eleições proporcionais

Matéria já tinha sido votada na CCJ, mas foi reexaminada por causa de outra proposta sobre o assunto. Federação de partidos foi rejeitada 
Senador Aloysio Nunes (E) e o presidente da comissão, Eunício Oliveira
 A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) reiterou ontem sua decisão de acabar com as coligações partidárias nas eleições para deputado e vereador (PEC 40/11). A proposta foi sugerida pela Comissão de Reforma Política. O texto já havia sido aprovado em junho na CCJ e aguardava análise do Plenário, mas voltou a ser examinado no colegiado pelo requerimento para que tramitasse em conjunto com a PEC 29/07, sobre o mesmo tema.
Pela PEC 40/11, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador). É mantida a determinação constitucional que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidárias. Também é mantida a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.
O relator, Valdir Raupp (PMDB-RO), recomendou a aprovação, tal como a CCJ decidira em junho, e a prejudicialidade da PEC 29/07. Para os senadores favoráveis à PEC, o fim das coligações nas eleições proporcionais acabará com as associações com fim meramente eleitoreiro.
— O fim das coligações proporcionais fortalece os partidos. Acaba o comodismo de apenas um candidato a vereador, deputado estadual ou federal se encostar em uma coligação para se eleger — afirmou o relator, para quem a proposta não prejudica os pequenos partidos.
Voto em separado
Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), contrários ao fim das coligações, apresentaram, respectivamente, voto em separado pelo arquivamento da matéria e emenda ao projeto. Para Inácio Arruda, a PEC atenta contra o princípio constitucional do pluripartidarismo político. O senador questionou o fato de aquilo que chamou de puritanismo ideológico não ser aplicado nas eleições majoritárias.
 — Nós estamos trabalhando aqui para impedir, para proibir, e esse sentido não é avançado, é conservador, é reacionário, não ajuda o processo de consolidação político-partidária — criticou
Os senadores rejeitaram o voto em separado de Inácio Arruda e a emenda de Valadares. A emenda previa a criação de federações de partidos, associação que exigiria fidelidade partidária, ao contrário do que ocorre com as coligações, que acabam desfeitas após as eleições.
Ao defender a emenda, Valadares afirmou que a PEC não passará na Câmara dos Deputados e que a federação de partidos seria uma alternativa aceita pela outra Casa.
— Para que não haja reforma política é só votar contra a federação de partidos, porque lá [na Câmara] vai ser derrubado o que o Senado fizer ao extinguir a coligação e não apresentar uma fórmula para abrigar os partidos políticos com a mesma configuração programática — alertou o parlamentar. 
Eleições - Outras Notícias
Acaba 1º turno de discussão de propostas da reforma política

Mudanças provocam forte debate entre os senadores

FONTE: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@ 

Nenhum comentário: