ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

28 outubro, 2013

Vettel é tetra. Ninguém pode com ele.

Sebastian è TETRA
Quem esperava um duelo acirrado entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso no GP da India acabou vendo uma corrida sem obstáculos do piloto alemão e boas atuações de Romain Grosjean. Vettel conquistou o tetracampeonato mundial como queria: terminando a corrida em primeiro lugar. Fernando Alonso entregou os pontos no começo da prova depois de um toque involuntário com Mark Webber. O espanhol, o único que ainda mantinha chances aritméticas para brigar pelo título, terminou em 11º. E a Ferrari amargou a perda do segundo lugar no Mundial de Construtores. A Red Bull já é campeã.


A peculiar corrida no circuito de Nova Delhi teve Vettel e Alonso no box logo na segunda volta. Vettel trocou os pneus macios e Alonso o bico. Para o alemão foi como se nada tivesse ocorrido. Ele passou a acelerar e depois de algum tempo já estava na liderança. Alonso tinha um carro difícil de guiar. Fez outras paradas mas nada que pudesse mudar a sina.

O campeonato não acabou. A distância entre Fernando Alonso e Kimi Räikkönen diminuiu de 30 para 24 pontos e o finlandês parece disposto a lutar pelo segundo lugar do campeonato nas três provas restantes. A Mercedes superou a Ferrari em quatro pontos e a disputa pelo vice-campeonato de Construtores será árdua. A Lotus vem logo atrás.

Felipe Massa que, segundo suas próprias palavras, escolheu uma estratégia diferente a revelia da Ferraria, se deu bem melhor. Largou com pneus macios, ganhou posições, trocou os pneus antes da 10º volta e conseguiu manter-se entre os 10 primeiros até o último terço da corrida quando ganhou novas posições até o quarto lugar. Um pouco mais e teria subido ao pódio. Estaria o brasileiro se preparando para corrida de gala em Interlagos quando se despedirá das cores ferraristas?

Grosjean fez um excelente corrida. Depois de ficar no Q1 no treino de classificação, largou de trás e foi ganhando posições com consistência até chegar ao terceiro lugar. Grosjean será, provavelmente, o primeiro piloto da Lotus em 2014 e com a atuação de ontem carimbou o passaporte.

A Red Bull revelou uma rara fragilidade. Tanto o carro de Vettel como o de Mark Webber não rodaram bem com os pneus macios. A equipe não titubeou e fez os dois voltarem rapidamente aos box, queimando uma parada. Para Vettel isso significou a vitória. Webber, entretanto, traído pelo câmbio, teve de deixar a corrida.

Vettel está em uma posição invejável na história da F1. Com quatro títulos mundiais, ele igualou a marca de Alain Prost e tem apenas Fangio (5) e Schumacher (7) na sua frente; com 36 vitórias, na sua frente só estão Ayrton Senna (41), Prost (51) e Schumacher (91); com 43 poles, ele só superado por Ayrton Senna (65) e Schumacher (68).

O GP da Índia que consagrou o tetra teve três corridas. Vettel foi pole e ganhou as três.

Alguma dúvida?

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do F1 GP Brasil.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: