ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

29 outubro, 2013

Reservatórios sem água ameaçam abastecimento no Nordeste

O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses. A falta de acúmulo de água pelas poucas chuvas é apontada por especialistas como um dos principais problemas a médio prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011.
A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012. Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido e sofrem com a seca. Em Pernambuco, 36 dos 107 reservatórios estão em colapso, com menos de 10% da capacidade. No Ceará a situação é crítica em mais da metade dos reservatórios. Apenas um dos reservatórios, o do Gavião, tem mais de 80% da capacidade, mas que fica localizado próximo ao litoral.
No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados desta sexta-feira (25), da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: