ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 maio, 2012

STF acertou ao aprovar sistema de cotas raciais em universidades?


O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu no dia 26 de abril, por unanimidade, que o sistema de cotas raciais em universidades é constitucional.
O julgamento tratou de uma ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas da UnB (Universidade de Brasília), que reserva 20% das vagas para autodeclarados negros e pardos.
Ricardo Lewandowski, relator da ação, afirmou que um sistema de cotas deve levar em conta certos critérios para que seja declarado constitucional, como a razoabilidade no número de vagas reservadas e a transitoriedade da política afirmativa.
STF acertou ao aprovar sistema de cotas raciais em universidades?
NÃO
A aprovação do sistema de cotas raciais é a oficialização da discriminação imposta pela administração pública. Se a ideia é favorecer quem tem menos acesso, que seja por renda, como já existe em algumas universidades. Criam leis para não discriminar e aprovam a discriminação no STF. Isso é vergonhoso. Filipe Sifuentes (Brasília, DF)
SIM
A decisão foi acertada. Abre as portas para aqueles que tinham dificuldades de ingressar nas universidades públicas. Faz justiça ao erro histórico. Os negros, ao lado dos índios e pardos, são os mais esquecidos da sociedade. É a classe pobre que sofre com a falta de qualidade de ensino oferecido pelo poder público. Sérgio Santos Silva (Salvador, BA)
Fonte: Folha de São Paulo
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: