ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

08 maio, 2012

Investir em creche dá mais retorno do que escola, diz Nobel de Economia


Em visita ao Brasil, James Heckman afirma que deve-se gastar mais dinheiro nos anos iniciais das crianças

A etapa de ensino que menos atende na educação brasileira é a que daria mais retorno, segundo o economista James Heckman, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2000. Em visita ao País, Heckman ressaltou que, mais do que investir no ensino regular e superior, é preciso olhar para as crianças em idade pré-escolar. Até o Censo de 2011, apenas 21% das crianças entre 0 e 3 anos frequentavam escola.
"Tem muito trabalho a ser feito. E há muitas oportunidades em relação a crianças em idade pré-escolar, porque a base começa antes da pré-escola. As habilidades começam a ser desenvolvidas antes mesmo de a escola começar", afirmou Heckman, após um seminário na Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV), no Rio de Janeiro.
O economista citou estudos que demonstram que os investimentos na educação de crianças de 0 a 3 anos têm uma taxa de retorno muito maior do que os investimentos feitos na educação tanto durante a escola quanto na faculdade. "Deve-se gastar muito mais dinheiro nos anos iniciais das crianças. O Brasil está fazendo isso quando pensa em estratégias de intermediação, observando os ambientes e necessidades dessas crianças", avaliou Heckman.
No entanto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, presente ao evento, reconhece que o cenário está muito distante do ideal no País, especialmente em relação às crianças em situação de extrema pobreza.
Enquanto o Plano Nacional de Educação em estudo para 2020 repete a meta não atendida em 2011 de oferecer creche para 50% das crianças de zero a três anos, a criação de novas vagas  ocorre atualmente mais na rede particular do que no sistema público. Mercadante afirma que a fatia em torno dos 21% diminui muito quando consideradas apenas as crianças em estado de extrema pobreza: somente 3,6% delas estão matriculadas em creches.
"Precisamos enfrentar essa questão", disse Mercadante. "Precisamos de políticas específicas para crianças abaixo da linha da pobreza. Na segunda-feira, elas voltam com fome e comem muito mais do que no resto da semana. E mesmo a gente fornecendo fraldas, elas voltam assadas. Sabemos o nome delas, onde vivem, quais são as famílias em cada bairro. Estamos buscando políticas para dar uma resposta, em que as Prefeituras se responsabilizem e deem conta dessa demanda".
Um dos entraves apontados por Mercadante é a dificuldade de construir novos estabelecimentos. Segundo o ministro, as obras contratadas estão demorando até dois anos para serem entregues, devido ao aquecimento do setor da construção civil.
*com Agência Estado

Nenhum comentário: