ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 agosto, 2011

A agroindústria brasileira recuou 3,3% no primeiro semestre de 2011

RIO - A agroindústria brasileira recuou 3,3% no primeiro semestre de 2011, segundo o resuldado divulgado pelo IBGE nesta terça-feira. O número é inferior ao obtido no mesmo período de 2010 e abaixo do assinalado pela indústria geral nos seis primeiros meses do ano: 1,7%.
A possível causa da retração pode ser a retração nos derivados da agricultura (-4,7%), principalmente a queda na produção dos derivados de cana-de-açúcar (-25,4%) que, por conta de problemas climáticos e da falta de investimentos na renovação do plantio durante o período da crise econômica internacional, perderam produtividade. Outra contribuição negativa veio dos defensivos agropecuários (-26,7%), afetados pelo aumento das importações, estimuladas pela baixa cotação do dólar no primeiro semestre.
Os setores vinculados à agricultura, de maior peso na agroindústria, apresentaram desempenho abaixo (-3,1%) dos setores associados à pecuária, que cresceram 1,0%. O grupo inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário decresceu 26,7%, pressionado negativamente pelo aumento das importações, enquanto o segmento de madeira avançou 5,3%. Em bases trimestrais, a agroindústria apontou resultados negativos tanto no primeiro (-3,8%) como no segundo trimestre de 2011 (-3,0%).
Fonte: br.noticias.yahoo.com
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: