ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

16 agosto, 2011

15 minutos de exercício diário aumenta esperança de vida

Quinze minutos diários de actividade física reduzem o risco de morte em 14% e aumentam a expectativa de vida em três anos, segundo um estudo realizado em Taiwan.
Publicada pela revista The Lancet, a pesquisa contou com mais de 400 mil participantes que foram acompanhados durante oito anos, entre 1996 e 2008.
A finalidade do estudo era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.
Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco categorias segundo o nível de exercícios praticados: inactivos ou de actividade baixa, média, alta ou muito alta.
Comparados com os inactivos, os do grupo de baixa actividade, que se exercitavam numa média de 92 minutos por semana - 15 minutos diários - apresentaram um risco de mortalidade por qualquer causa 14% menor, um risco de mortalidade por cancro 10% menor e em média uma expectativa de vida de três anos mais, segundo o estudo.
E por cada 15 minutos diários adicionais de exercício o risco de morte reduz 4% e o de morrer de um cancro 1%, independentemente da idade, do sexo ou de problemas cardiovasculares.
Fonte: abola.pt
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: