ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

10 junho, 2011

Emergências despreparadas para atender doenças cerebrovasculares

Senador Humberto Costa (C) preside debate na Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde com Nilo Brêtas Júnior (E), Paulo de Tarso Abrahão, Sérgio Timerman e Renilson Rehen
Especialistas apontam que os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) estão entre as principais causas de morte no país e que os hospitais e os profissionais que atuam nas emergências precisam melhorar o atendimento.
As doenças cerebrovasculares são a principal causa de mortes no país — e as que mais exigem atendimentos de emergência. Mas esse fato não recebe a devida atenção da imprensa nem dos próprios profissionais de saúde. A avaliação é do médico Sergio Timerman, diretor da Divisão Clínica do Laboratório de Pesquisa, Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração (Incor), que participou ontem de audiência pública realizada no Senado.
Timerman declarou que "a mídia dá muita atenção às chamadas causas externas [que envolvem de acidentes de carro e moto até mortes provocadas por tiros], mas o principal problema nos atendimentos de urgência e emergência são as doenças cerebrovasculares" — das quais o acidente vascular cerebral (AVC) é o exemplo mais comum.
O diretor do Incor — que é vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo — afirmou que, "em muitos casos, mesmo os gestores dentro das unidades hospitalares dão pouca atenção ao problema".
— As doenças cerebrovasculares são as que mais matam, principalmente após os 40 anos — reiterou.
Como exemplo das atividades que seu departamento promove, Timerman citou o treinamento dos funcionários do metrô da cidade de São Paulo. Segundo ele, a cada mês embarca nessa rede, em média, uma pessoa que terá parada cardíaca durante o respectivo trajeto.
— Antes, 97% das pessoas que tinham parada cardíaca dentro do metrô paulistano morriam. Agora, essa porcentagem caiu para 68% — destacou.
A audiência pública foi promovida pela Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, presidida por Humberto Costa (PT-PE). 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: