ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 junho, 2011

CDH discute hoje melhorias no teste do pezinho

Especialistas participam de audiência pública para avaliar os avanços recentes no exame que pode detectar em recém-nascidos doenças graves como a fenilcetonúria 
Realização do teste do pezinho e o diagnóstico precoce das doenças podem impedir graves danos ao cérebro do bebê

 O teste do pezinho, realizado em recém-nascidos, será tema de audiência pública hoje, às 9h, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Os senadores ouvirão especialistas sobre avanços recentes e possibilidades de se aprimorar a aplicação do teste.
Entre as doenças que podem ser detectadas, estão a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, que podem causar danos ao cérebro do bebê. A realização do teste e o diagnóstico precoce das doenças, geralmente assintomáticas no início, podem impedir esses danos.
O requerimento para o debate foi apresentado pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Paulo Paim (PT-RS).
Foram convidados o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; a presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, Paula Regla Vargas; o vice-diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa de Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Marcos José Burle de Aguiar; o presidente da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, José Alcides Marton da Silva; a professora da Universidade Federal de São Paulo Ana Maria Martins; e o presidente da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico, Fernando Gomide. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: