ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

08 setembro, 2016

Pesquisa descarta transmissão do zika por pernilongos

pernilongoCientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) concluíram que o pernilongo ou muriçoca, mosquito de hábitos doméstico e noturno, não transmite o vírus zika. A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Pasteur de Paris , foi divulgada terça-feira (6).
Os trabalhos foram coordenados pelo médico veterinário Ricardo Lourenço, do IOC, e envolveram 42 pesquisadores. Em uma primeira fase, no ano passado, eles coletaram cerca de 1,6 mil mosquitos, cerca da metade deles muriçocas e o restante Aedes aegypti. As amostras foram recolhidas em quatro bairros da cidade do Rio de Janeiro: Copacabana, Manguinhos, Triagem e Jacarepaguá. Uma pequena parte, só 26 indivíduos, era de Aedes albopictus.
Os mosquitos foram testados e nenhum dos pernilongos era portador do vírus zika. Em uma segunda fase, foi criada uma colônia de mosquitos no IOC e eles foram expostos, alimentados e contaminados com sangue contendo o vírus zika. Os insetos foram examinados para detectar se havia vírus vivo neles, incluindo o estômago, a cabeça e a saliva, mas não foi identificado o causador do zika nos pernilongos.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: