ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 junho, 2016

CNMP rejeita pedido de Lula para investigar procurador

lula preso
BRASÍLIA — O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou o pedido de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para abrir uma investigação contra o procurador da República Douglas Kirchner, suspeito de vazar dados sigilosos de Lula. O CNMP decidiu, no entanto, que a partir de agora procuradores responsáveis por investigações sobre Lula registrem por escrito toda vez que rejeitarem pedido do ex-presidente de acesso aos autos. Esta é mais uma derrota que o ex-presidente sofre no CNMP nos últimos meses. O CNMP rejeitou os pedidos dos advogados de Lula com base em relatório do conselheiro Leonardo Carvalho.
Para o relator, não há indícios de que Kirchner tenha vazado para a imprensa dados sigilosos da investigação que ele conduzia contra o ex-presidente. Carvalho também entendeu que não houve ilegalidade na sucessiva redistribuição do procedimento contra Lula, que teria passado pelas mãos de vários procuradores. O parecer do relator foi acompanhado pelos demais conselheiros, que também nada viram de irregular na conduta do ex-procurador nas investigações sobre suposto tráfico de influência na destinação de financiamentos do BNDES.
“Ausentes indícios de que a negativa de acesso aos autos se deu com o intuito de prejudicar a defesa, bem como de que o vazamento de informações sigilosas partiu do membro do Ministério Público, se mostra desproporcional a abertura de Procedimento Disciplinar”, diz o resumo da decisão do CNMP. Advogados de Lula pediram abertura de investigação contra Kirchner com o argumento de que o procurador agiu de forma tendenciosa jogar a opinião pública contra o ex-presidente.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: