ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 março, 2016

Fórum propõe modelo para enfrentamento do Zika Vírus

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram o Fórum Regional dos Hospitais e Maternidades da Rede EBbserh do Nordeste no Enfrentamento do Mosquito Aedes aegypti e Microcefalia.
O evento aconteceu no auditório da Maternidade Escola Januário Cicco e contou com as presenças da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, do presidente da Ebserh, Newton Lima, e do superintendente da Januário Cicco, Kleber de Melo Morais. Palestraram o secretário municipal de saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, o secretário estadual de saúde do RN, Ricardo Lagreca, e o representante do Ministério da Sáude, José Eduardo Fogolin. Os temas abordados envolveram o cenário do Zika Vírus/microcefalia na região Nordeste.
“84% dos casos de microcefalia associados ao vírus Zika estão no Nordeste. Uma situação dramática em que ainda não sabemos o conjunto total de fatores, mas que temos a percepção de que a situação tem raiz no mosquito. Ao final destes nossos debates, espero que terminemos com um modelo Ebserh para o enfrentamento desta questão por meio de um alinhamento de informações. Isso envolve, por exemplo, uma gestão da informação a respeito dos infectados: saber onde eles moram, qual o cotidiano dessas áreas, a alimentação. É um cuidado que o Governo Federal está fazendo questão de colocar em prática”, colocou Newton Lima durante a abertura do Fórum.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: