ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 setembro, 2015

Para cortar gastos, Petrobras considera reduzir jornada e salários

20150121113058_cv_Petrobrasbr1_gdeA Petrobras considera reduzir a jornada de trabalho e o salário dos seus empregados concursados. É o que mostra uma proposta de acordo coletivo defendida pela direção da estatal para o período de 2015 a 2017, obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo. No documento, a petroleira abre espaço para que os funcionários da área administrativa passem a trabalhar 30 horas semanais, em vez das atuais 40 horas.
A adesão seria voluntária, mas acarretaria um corte de 25% nos ganhos mensais e nos pagamentos por férias e décimo terceiro. Para sair do papel, o acordo coletivo, divulgado quinta-feira na intranet da empresa, ainda depende de negociação com a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Além de propor redução salarial e das horas trabalhadas nos escritórios, a petroleira quer impor que, nas unidades operacionais, como em plataformas e refinarias, a carga de trabalho passe de dez para oito horas diárias. Isso valeria para as áreas que operam em sistema de turnos, sem interrupção. Para esse grupo de funcionários, a Petrobras não dá liberdade de escolha, como nos escritórios. A redução seria imposta para todos os empregados.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: