ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 dezembro, 2013

Pesquisa revela que para 45%, Brasil mudou após protestos

Gazeta do Povo - Seis meses depois dos protestos que mexeram com a percepção política do país, os brasileiros ainda aprovam as manifestações que, segundo eles, trouxeram mudanças visíveis para o Brasil. Levantamento feito em 158 municípios brasileiros pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 3 e 7 de dezembro, revela que as jornadas de junho – como ficaram conhecidos os protestos que tomaram contas das ruas do país – mudaram algo para 45% dos entrevistados. A aprovação é grande, embora nem todos tenham tomado parte no processo.
Dos 2.250 brasileiros maiores de 16 anos que responderam à pesquisa, apenas 15,5% participaram dos atos, mas 79% aprovam as movimentações populares. “A maior parte das pessoas foi simpática, mesmo sem participar. Mesmo que houvesse pautas específicas, mais ou menos extremadas, a pauta geral era: ‘queremos um mundo melhor’. Isso contribuiu para a boa impressão dos protestos”, analisa o cientista político da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fabricio Tomio.
A redução ou o congelamento da tarifa do transporte urbano é vista, na opinião dos analistas, como uma das principais razões para a percepção de mudança no país graças às jornadas. “Não é descabida a percepção de que teve uma mudança. Para as pessoas, houve uma relação de causa e efeito entre o protesto e a redução da tarifa. E o resto das demandas não são avaliáveis a curto prazo, mas o preço da passagem é uma alteração imediata na vida delas”, diz Tomio.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: