ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 outubro, 2013

Troca de lixo reciclável por abatimento na conta de água pode se tornar lei no RN

Os 35 mil usuários da Tarifa Social e Popular da Companhia de Águas e Esgotos do RN poderão ser beneficiados com um programa de troca de resíduos recicláveis por abatimento na conta de água. Está em vias de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) intitulado “Conta Verde”, que prevê o desconto para aqueles que recolherem material reciclável.
A mesma ideia já foi, inclusive, razão de ofício encaminhado pela deputada em fevereiro de 2012 à Cosern, sugerindo garantir o abatimento na conta de energia elétrica por meio da coleta de recicláveis. A companhia implantou este mês o programa, denominado “Vale Luz Cosern”, que consiste na troca de materiais como latas de bebidas, papel, papelão, plásticos diversos e embalagens tetra-pack por descontos na conta de luz.
A sugestão encaminhada à Cosern no ano passado e o projeto de lei Conta Verde foram inspirados no “Ecoelce”, existente desde 2007 no Ceará e que já contabilizou mais de 12 mil toneladas de resíduos sólidos coletados e mais de R$ 1,3 milhão em descontos na conta de luz. Segundo a deputada, a ideia é, em parceria com associações e cooperativas de catadores, coletar materiais a partir de visitas periódicas ou pela instalação de pontos fixos em comunidades de menor poder aquisitivo selecionadas.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: