ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 outubro, 2013

Sobe para 13 número de cidades com abastecimento em colapso no RN

Rio Piranhas, na cidade de Jucurutu, está
praticamente vazio (Foto: Edílson Silva)
O número de cidades com colapso no abastecimento de água subiu para 13 no Rio Grande do Norte. Os municípios tiveram a cobrança de faturas suspensa pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), que atende 153 das 167 cidades do estado.
As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Cerro Corá,Antônio Martins, Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira,Equador, São José do Seridó, Jucurutu, João Dias, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas.
A Caern acrescenta que há diminuição da oferta de água em um trecho da adutora Arnóbio Abreu, no Médio Oeste. A ausência de chuvas causou a baixa no reservatório, o que afeta também a qualidade da água. O trecho compreende as cidades de ParaúTriunfo PotiguarCampo GrandeJanduísMessias TarginoPatu e algumas comunidades rurais.
Inclusa na lista das cidades em colapso,Jucurutu só terá as cobranças suspensas a partir de  outubro – com vencimento em novembro. As faturas já entregues aos moradores devem ser pagas, pois representam o serviço já prestado à população no mês de setembro, sendo referente à água já consumida.
A seca tem sido a principal responsável pela redução no abastecimento da cidade, causando uma baixa vazão no rio Piranhas-Açu. De acordo com a Caern, as equipes têm tentado fazer o abastecimento, porém as partes altas estão sendo atendidas por carros-pipas. O sistema de abastecimento de água de Jucurutu atende aproximadamente 18 mil habitantes da cidade.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: