ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

13 agosto, 2013

JULGAMENTO DO MENSALÃO

Presidente do STF muda ordem de julgamento de recursos do mensalão

Sem Teori Zavascki, corte retomará análise com embargos de declaração.
Recursos que podem reverter condenações serão discutidos depois.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, decidiu nesta segunda-feira (12) mudar a ordem do julgamento dos recursos dos 25 réus condenados no processo do mensalão. O motivo foi a ausência do ministro Teori Zavascki no início dessa fase do julgamento devido à morte de sua mulher Maria Helena Marques de Castro Zavascki nesta segunda.
Desde a semana passada, ficou definido que o STF começaria o julgamento dos recursos discutindo se aceitará os chamados embargos infringentes. Esses recursos são previstos no regimento do STF e poderão levar a um novo julgamento para o crime no qual o condenado tenha tido ao menos quatro votos favoráveis.
Com isso, a corte deve iniciar o julgamento dos recursos com os embargos de declaração, que podem esclarecer pontos obscuros da decisão.
A data de início do julgamento dos recursos, marcada para a próxima quarta-feira (14), foi mantida, mas não há previsão de quando o tribunal fará o debate sobre os embargos infringentes. 
Na tarde desta segunda, Barbosa deve prestar condolências ao colega por telefone. O presidente do Supremo não irá ao velório da esposa de Zavascki, realizado em Porto Alegre.

GILV@N VI@N@

Nenhum comentário: