ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 janeiro, 2013

Professor Demétrius da UERN, envia Nota em solidariedade ao ex prefeito Alcivan Viana


 
Amigo
Alcivan Viana,


A mensagem de sua carta passa um sentimento de lamentação pelo que você não conseguiu realizar ou de impotência diante das contingências que afetaram diretamente seu período de gestão. Todavia, meu caro, com sinceridade, esse não é o sentimento que deve pesar-lhe sobre os ombros ao final da sua curta jornada à frente da Prefeitura de Caraúbas.
Homens como você, com os valores que possui - frise-se dentre vários, honestidade, fé, humildade, perseverança, coragem, vontade e disposição para trabalhar - constituem o tipo de políticos e administradores que os municípios brasileiros necessitam. Gente que tem visão de futuro, mas sabe arregaçar as mãos no presente; pessoas cujo conhecimento e conteúdo intelectual soma-se à capacidade de produzir e realizar em nome, não de um grupo ou de uma elite, mas de um povo e de uma cidade; políticos que não temem a técnica e nem sucumbem à dificuldade de fazer de modo diferente e inovador em busca de qualidade, eficiência e eficácia são escassos no país e você está entre os raros existentes.
Você poderia ter agido diferente, poderia ter apenas concluído uma gestão que já estava em curso e se encaminhava para o final. E isso teria sido mais fácil para você, embora fosse pior para o município. Porque nada aconteceria, os fatos apenas se desenrolariam até o dia 31 de dezembro.
Mas você fez a escolha mais difícil, porém a escolha certa. Você escolheu reorganizar o trabalho, estimular a equipe, planejar as ações e os recursos, desenvolver as competências humanas e técnicas necessárias para produzir o ambiente administrativo necessário para que a Prefeitura Municipal empreendesse grandes ganhos em nome da população. Essas tarefas são praticamente impossíveis de se concluir em 4 anos, imagine em 6 meses.
Não entro no mérito das preferências políticas e dos modelos de gestão que se chocaram, segundo suas próprias palavras, no decorrer desse curto período que você didaticamente dividiu em duas fases. Mas, certamente, tais inconsistências aumentou o tamanho dos obstáculos que você tinha à frente de seu trabalho e de seus objetivos. Administrar e fazer política são atividades que exigem sintonia e sincronia de pensamentos, ações e modos de agir.
Ainda, caro Alcivan, toda ação administrativa é refém de contingências internas e externas a que a instituição e o administrador estão sujeitos. Tais contingências não lhe foram favoráveis. Além do tumulto provocado pelo pleito eleitoral, houve o decréscimo radical nos recursos do FPM. Fatal para qualquer administração cujo intuito era dar vigor às ações administrativas voltadas para o desenvolvimento da cidade.
Por esses motivos você não deve lamentar pelo que não conseguiu realizar, muito menos deve entregar-se às críticas de quem não tem o embasamento necessário para produzir uma alternativa diferente daquela que foi escolhida.
Tenho certeza que apesar do pequeno período de tempo seu legado será deixado. Visão de futuro manifestada através do planejamento, fé no poder do trabalho organizado, cultura de reunião e discussão participativa acerca dos processos de trabalho e ainda motivação para trabalhar e produzir resultados ampliados para o município e sua população,certamente serão temas de discussão e farão parte dos métodos da nova administração.
Por fim, meu caro, meus sinceros parabéns pelo trabalho que você realizou. Lamento que os objetivos não tenham sido plenamente atendidos, mas deixo claro que assim aconteceu não pela sua incapacidade ou falta de disposição em trabalhar, mas pelas contingências que envolveram a situação. Nisso apenas o município torna-se vítima, não você. O contexto foi o algoz, não você. Se a história política e administrativa do país e de seu município tivesse heróis, provavelmente você estaria listado entre eles.
Feliz ano novo, com muita paz, saúde, sucesso e felicidades. Que esse novo ciclo que se inicia seja um tempo de prosperidade para você, sua família e o povo de sua terra, a quem tanto estimo e aprecio.
Ah! E só para não esquecer, continuo à disposição, não apenas como profissional, mas principalmente como amigo.

Atenciosamente,

Demétrius de Oliveira Marques
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: