ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 dezembro, 2012

RELIGIÃO: NATAL E ANO NOVO


Papa celebrou Missa do Galo no Vaticano

Tradicional missa teve início às 22h na Basílica de São Pedro, que esteve lotada de turistas, italianos e fiéis nesta véspera de Natal

Anunciado por trombetas, o papa Bento 16 celebrou nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, a Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que esteve lotada de turistas, italianos e outros fiéis.
A cerimônia teve início às 22h (19h em Brasília) em vez do horário tradicional, meia-noite. O cronograma foi alterado há anos pelo Vaticano para que o pontífice pudesse descansar antes de fazer seu discurso de Natal.
Papa celebrou a tradicional Missa do Galo
na Basílica de São Pedro, no Vaticano
Usando uma vestimenta dourada, Bento 16 sorriu e acenou para fotos e para os fiéis, que aplaudiam efusivamente no interior do templo. O papa, de 85 anos, chegou à basílica no pedestal móvel que utiliza para evitar esforços físicos.
Horas antes, o papa acendeu uma vela na janela de seu apartamento, símbolo da luz de Natal, em homenagem ao presépio inaugurado nesta segunda-feira. O Sumo Pontífice celebrará todas as cerimônias de Natal e Ano Novo e se prepara para visitar, em 2013, o Rio de Janeiro, onde presidirá a Jornada Mundial da Juventude.
Bento 16 avançou na escuridão até a janela, no terceiro andar do palácio pontifical, e saudou silenciosamente centenas de fiéis reunidos em frente ao presépio iluminado. Em seu habitual discurso aos cardeais e à Cúria Romana por ocasião do Natal, o Papa condenou com firmeza o casamento gay e afirmou que essa luta "põe em jogo a visão do ser humano".
O mesmo tom da mensagem que será lida no próximo primeiro de janeiro, divulgado anteriormente, em que o pontífice ataca o aborto, o casamento gay e a eutanásia porque, "põem a paz em perigo".
Em uma ofensiva mundial a favor dos valores tradicionais da Igreja católica, o pontífice defendeu com força o conceito de família "composta pelo pai, mãe e filho" e alertou que "se até agora tínhamos visto como causa da crise da família um mal-entendido da essência da liberdade humana, agora está claro que aqui está em jogo a visão do ser, do que significa realmente ser homens", afirmou.
Giro
Bento 16 deverá realizar em 2013 sua terceira viagem à América Latina, e segunda ao Brasil, depois das realizadas em 2007 a Aparecida e deste ano ao México e a Cuba.
O Papa deverá celebrar a missa de encerramento em julho de 2013 no Rio de Janeiro para a qual são esperados cerca de dois milhões de jovens, sendo o Brasil o país com mais católicos do mundo: 123 milhões de seus 194 milhões de habitantes.
O Vaticano e a cidade do Rio decidiram celebrar a vigília e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude em duas fazendas em Guaratiba (zona oeste), a cerca de 55 km do centro do Rio.
Mordomo
Como um gesto paterno, o papa perdoou o sábado passado a seu ex-mordomo Paolo Gabriele , condenado em outubro a 18 meses de prisão por ter s ubtraído documentos confidenciais de Bento 16 , após ter passado 117 dias detido em uma cela do Vaticano.
Papa Bento 16 se locomoveu pela Basílica de São Pedro
usando um pedestal móvel para evitar esforços físicos
A maratona de cerimônias continuará no dia de Natal, com a benção "Urbi et Orbi" (à Cidade e ao Mundo) ao meio-dia (horário local), retransmitida ao vivo pela Mundovisión à maior parte dos países.
No dia 31 de dezembro, o chefe da Igreja Católica presidirá um "Te Deum", uma oração de ação de graças pelo ano passado e no dia primeiro de janeiro celebrará a Jornada Mundial da Paz com uma missa, na qual será lida a mensagem divulgada precedentemente.
No dia 6 de janeiro, a festividade dos Reis Magos, o pontífice ordenará vários religiosos arcebispos, entre eles seu secretário pessoal, o monsenhor Georg Gänswein.
Com AFP e AP
Gilv@n Vi@n@


Nenhum comentário: