ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 julho, 2011

Interlegis: Mais de 130 mil já foram capacitados

Ensino a distância é a ferramenta usada por quatro instituições legislativas federais
Esse número é a soma dos resultados obtidos pelas quatro instituições de alcance nacional que oferecem cursos na modalidade EAD (ensino a distância) voltados ao público legislativo: Interlegis e Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado; Centro de Formação e Treinamento (Cefor), da Câmara dos Deputados; e Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do Tribunal de Contas da União (TCU).
Ao difundirem conhecimentos e informações sobre temas ligados à atuação do Legislativo, as tecnologias de EAD têm sido um instrumento fundamental de formação de cidadania, acredita Alaôr Marques Júnior, diretor de Planejamento da Assembleia de Minas Gerais.
- Por consequência, favorecem a construção de uma sociedade mais consciente e participativa, condição essencial para a existência e funcionamento de uma democracia plena como a que todos desejamos - afirma.
A modalidade EAD foi adotada por algumas assembleias e câmaras, como as de Minas, Santa Catarina e Ceará, para atingir cada vez mais usuários. Angelo Cardoso, servidor da Câmara de Araçatuba (SP), certificado pelo Interlegis em jornalismo legislativo, gostou da experiência. Para ele, o aluno interessado "tem mais tempo para pesquisas e a interatividade é rápida".
Núcleo de Educação a Distância do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor)
Desde 2001, responsável por cerca de 12 mil capacitações
Cursos com tutoria
Direito Constitucional ¿ Processo legislativo ¿ Oficina de textos ¿ Técnica legislativa
Cursos sem tutoria
Administração do tempo ¿ Atendimento ao público ¿ Técnicas de arquivo ¿ Técnicas de reunião ¿ Educação financeira ¿ Projeto de Lei: como fazer? ¿ Parlamento Jovem Brasileiro ¿ Plenarinho: formação de professores ¿ Elaboração e gestão de projetos ¿ Papel do cidadão ¿ Papel do deputado ¿ Cerimonial e protocolo parlamentar ¿ Educação a distância na Câmara dos Deputados (ambientação e conceitos).
Os cursos autoinstrucionais estão abertos para qualquer cidadão. Os cursos com tutoria são oferecidos para os servidores da Câmara dos Deputados e dos órgãos conveniados. Os servidores da Câmara dos Deputados se inscrevem pela intranet da Casa. Os demais alunos, por e-mail.
Contatos: (61) 3216-7632 ou nuead.cefor@camara.gov.br
Endereço: Via N3 - Projeção L, Setor de Garagens Ministeriais Norte - Garagem da Câmara dos Deputados - Complexo Avançado - Prédio do Cefor, sala 19 - Brasília (DF) - CEP 70.160-900
Marque na AGENDA
O Cefor e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) promovem o 2º Encontro de Educadores das Escolas do Legislativo em 18 e 19 de agosto, em Brasília. Serão dois dias de intensa troca de experiências e aprendizagem por meio de palestras, minicursos, apresentações e interação entre os participantes.
Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) - Senado
Criados em 1997, os cursos a distância do ILB já atendem a mais de 80 mil brasileiros e a alunos de sete países de Língua Portuguesa e do Mercosul
Cursos sem tutoria
Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico ¿ Doutrinas Políticas Contemporâneas: Liberalismo ¿ Doutrinas Políticas Contemporâneas: Socialismo ¿ Doutrinas Políticas Contemporâneas: Social-Democracia ¿ Doutrinas Políticas Contemporâneas: Novas Esquerdas ¿ Excelência no Atendimento ¿ Fundamentos da Integracao Regional: O Mercosul ¿ Papel do Senado como Estrutura de Poder Político ¿ Princípios Constitucionais do Poder Legislativo ¿ Processo Legislativo
Cursos com tutoria
Gestão Administrativa no Setor Público ¿ Licitação e Contratos Administrativos ¿ Relações Internacionais: Teoria e História ¿ Relações Internacionais:Temas Contemporâneos ¿ Direito Eleitoral ¿ Fundamentos da Ciência Econômica ¿ Novo Acordo Ortográfico - Teoria e Prática
Cursos semitutorados
Introdução ao Orçamento Público ¿ Introdução à Tutoria em Educação a Distância
Cursos Intranet (apenas para servidores do Senado)
O computador, como funciona ¿ Windows 2000 ¿ Word 2000 ¿ Access 2000 ¿ Excel 2000 ¿ Power Point 2000
Todos os cursos são gratuitos e abertos para o público em geral, exceto os via intranet do Senado.
Contatos: (61) 3303-1684 ou ilbead@senado.gov.br
Endereço: Via N2, unidade de apoio V - Senado Federal - CEP 70165-900 Brasília (DF)
Fonte:senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: