ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 maio, 2011

Evangelho do dia

O encontro com Nicodemos 

Havia alguém dentre os fariseus, chamado Nicodemos, um dos chefes dos judeus. À noite, ele foi se encontrar com Jesus e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele". Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!" Nicodemos perguntou: "Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer?" Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito". 

Comentário do EvangelhoO Espírito de amor é criativo
Com este episódio, envolvendo Nicodemos, um chefe dos judeus, o evangelista João faz um contraste com o episódio que virá a seguir, do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Enquanto que Nicodemos vem ao encontro de Jesus sorrateiramente à noite e não compreende o que Jesus lhe diz, o encontro com a mulher samaritana acontece ao meio dia, em plena luz, e esta mulher, e seus concidadãos, compreendem e acolhem Jesus.
Nicodemos é um fariseu estrito observante da Lei, como carne sem espírito, que busca apenas satisfações de interesses terrenos. Jesus convida a nascer do alto, do Espírito, sem a estreiteza da Lei, mas na liberdade do amor. O Espírito de amor é criativo, acolhedor e solidário, e comunicador de vida.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: