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06 maio, 2011

Educação básica: Para ministro, trabalho em conjunto é fator para cumprimento de metas


No encontro que teve nesta quinta-feira, 5, com mais de 400 secretários municipais de educação, o ministro Fernando Haddad disse que 80% das escolas públicas estão cumprindo ou superando as metas do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), definidas em 2007. Os secretários participam, em Brasília, do 13º fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Esse resultado, segundo Haddad, se deve a diversos fatores, entre os quais se destacam o regime de colaboração estabelecido entre o ministério e os sistemas de ensino, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007, a maior qualificação dos educadores e o aumento dos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) nos últimos quatro anos. “Acabamos com o jogo de empurra-empurra, que consumia tempo e energia em busca de quem era responsável pelos maus resultados”, disse o ministro.
“Hoje, esse jogo deu lugar a um trabalho cooperativo que busca e obtém bons resultados. Há muito que fazer, mas trabalhando em conjunto temos mais possibilidades de acertar”, observou.
De acordo com o ministro, dos 1,9 milhão de professores da educação básica em atividade, 380 mil estão matriculados em cursos superiores, conforme dados obtidos pelo cruzamento de informações do censo dos professores da educação básica com o censo dos estudantes do ensino superior. “Isso significa que o direito à formação está sendo garantido pelo Estado e usufruído pelo cidadão, neste caso o professor.”
No final do encontro com os secretários, Haddad deixou um recado. “Façam chegar ao MEC, via Undime, as demandas de vocês.” E aconselhou: “Não tenham parcimônia. No MEC, nos comportamos como educadores sem perguntar por partido político, religião, time de futebol. O ministério trabalha pelo princípio republicano.”

Ionice Lorenzoni
Fonte: portal.mec.gov.br
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