ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 março, 2011

Morte de José Alencar comove o Plenário

Ex-vice-presidente da República e ex-senador
morreu ontem de câncer, após emocionar
e inspirar o país com seu exemplo
de coragem e resistência à doença
O ex-senador e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu ontem à tarde, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de uma batalha de 13 anos contra o câncer. Conhecido pelo largo sorriso, bom humor e otimismo, Alencar passou por 17 cirurgias e dizia não ter medo da morte, mas lutava sempre pela vida.
O anúncio da morte de José Alencar foi feito ao Plenário pelo presidente José Sarney, "com grande pesar e emoção", e comoveu os senadores, que participavam de sessão de homenagem ao ex-senador e ex-governador de São Paulo Mario Covas, morto há dez anos.
— Perdemos um grande brasileiro, um grande político, um gladiador pela vida que tinha coragem de discordar e coragem de concordar — disse Sarney, destacando a solidariedade demonstrada por Alencar quando vice-presidente.
Sarney declarou estar comovido com a notícia e acrescentou que tentaria comparecer ao velório do ex-senador, "um homem público extraordinário".
— Ele deixa seu exemplo pessoal, sua correção, a maneira com que ele enfrentou a doença e lutou pela vida, a maneira com que ele soube sofrer, isso tudo é, sem dúvida, uma lembrança que o povo brasileiro jamais vai esquecer — afirmou Sarney, destacando a fé do político mineiro, além da postura estoica e corajosa com que enfrentou a doença.
Vários senadores e senadoras passaram então a homenagear José Alencar. A obstinação e o pensamento independente do político mineiro foram destacados como parte da herança que ele deixa para a população brasileira.
O corpo de José Alencar será velado hoje no Palácio do Planalto e amanhã na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele será enterrado no mesmo dia, em Belo Horizonte. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula estão em Portugal e anteciparam o retorno para esta tarde. O governo federal decretou luto de sete dias.
Fonte: senado.gov.br 
JORNAL DO SENADO
Edição de quarta-feira
30 de março de 2011

Nenhum comentário: