ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 março, 2011

Em UPANEMA Professores param por mais 48 horas e votam indicativo de greve

A segunda-feira,(28), foi mais um dia de es­co­las fe­cha­das na rede mu­ni­ci­pal de en­si­no de Upa­ne­ma. Pro­fes­so­res e fun­cio­ná­rios da edu­ca­ção mu­ni­ci­pal rea­li­za­ram, pelo se­gun­do iní­cio de se­ma­na se­gui­do, pa­ra­da de ad­ver­tên­cia para de­nun­ciar mais uma vez a au­sên­cia de rea­jus­te sa­la­rial para a ca­te­go­ria.
A nova pa­ra­da, agora de 48 horas, está acon­te­ceu por­que a pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re não se ma­ni­fes­tou du­ran­te a se­ma­na. 'Uma se­ma­na se pas­sou e a pre­fei­ta não nos pro­cu­rou, nem mesmo se pro­nun­ciou no pro­gra­ma de rádio da pre­fei­tu­ra. Pa­re­ce que para ela nada está acontecendo', cri­ti­cou a pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res Pú­bli­cos de Upa­ne­ma (Sind­ser­pup), Ro­se­mary So­bral.
Os tra­ba­lha­do­res tro­ca­ram as es­co­las e salas de aula pelas ruas, onde rea­li­za­ram uma ca­mi­nha­da que tinha como en­de­re­ço final a sede da pre­fei­tu­ra. Porém, os ma­ni­fes­tan­tes não pu­de­ram se con­cen­trar em fren­te à pre­fei­tu­ra por conta da pro­xi­mi­da­de com a sede do Fórum e en­cer­ra­ram o mo­vi­men­to no mer­ca­do pú­bli­co.
Sem aula, de­ze­nas de alu­nos re­for­ça­ram a ca­mi­nha­da dos pro­fes­so­res e apro­vei­ta­ram tam­bém para re­cla­mar da es­tru­tu­ra de­fi­cien­te das es­co­las, da qua­li­da­de da me­ren­da e do trans­por­te es­co­lar.
O ato con­tou tam­bém com o apoio dos pais de alu­nos e ve­rea­do­res. O ve­rea­dor No­na­to Gar­cia disse que está fal­tan­do à pre­fei­ta com­pro­mis­so com os ser­vi­do­res, "não só da edu­ca­ção, mas de todas as áreas".
Ro­se­mary de­nun­ciou que os pro­fes­so­res não têm rea­jus­te sa­la­rial há três anos. 'Além disso, a pre­fei­ta (Ma­ris­te­la Frei­re) não paga o piso na­cio­nal para pro­fes­so­res com en­si­no su­pe­rior e ainda está re­ti­ran­do di­rei­tos dos ser­vi­do­res pú­bli­cos. 'Entre as per­das, está à re­ti­ra­da dos tí­tu­los, a des­con­si­de­ra­ção do qüin­qüê­nio e o não cum­pri­men­to da lei do piso nacional', elen­cou a sin­di­ca­lis­ta.
Os pro­fes­so­res anun­cia­ram a rea­li­za­ção de uma as­sem­bléia geral na tarde de hoje na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal para votar o in­di­ca­ti­vo de greve. 'Vamos votar a greve, mas só que­re­mos adotá-la em úl­ti­mo caso', res­sal­tou Ro­se­mary.
A sin­di­ca­lis­ta acres­cen­tou que a pro­pos­ta é ini­ciar a greve na se­gun­da quin­ze­na do mês de abril. 'Vamos dá um tempo para a pre­fei­ta rever seu po­si­cio­na­men­to. Se ela in­sis­tir em não abrir ne­go­cia­ção, aí sim vamos ter que parar as ati­vi­da­des por tempo indeterminado', ad­ver­tiu.
O ve­rea­dor Aní­zio Ju­nior disse que a pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re se nega a con­ce­deu au­men­to aos ser­vi­do­res, no en­tan­to envia pro­je­to para o Le­gis­la­ti­vo so­li­ci­tan­do per­mis­são para con­tra­ta­ção de ser­vi­do­res sem con­cur­so. "A pre­fei­ta diz que não tem di­nhei­ro para pagar o rea­jus­te dos ser­vi­do­res, mas apre­sen­tou pro­je­to que vis a con­tra­ção tem­po­rá­ria. Além disso, ela não es­pe­ci­fi­ca quan­do ser­vi­do­res serão con­tra­ta­dos. Ou seja quer fazer a coisa de Roma alea­tó­ria. Nós e o povo de Upa­ne­ma ,ao que­re­mos esse tipo de con­tra­ta­ção, que­re­mos sim a rea­li­za­ção de con­cur­so pu­bli­co para que pes­soas qua­li­fi­ca­das pos­sam ser con­tra­ta­das", disse o ve­rea­dor e pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Upe­na­ma.
Fonte: correiodatarde.com.br
CadernoCorreioEstado

Nenhum comentário: