ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 março, 2011

Câmara promove exposição sobre os 5 anos da Lei Maria da Penha

Fotos, textos, vídeos e documentos apresentam um histórico das conquistas das mulheres no Brasil e mostram os avanços na luta contra a violência doméstica, alcançados depois da promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006.
A Câmara dos Deputados inaugurou nesta quarta-feira (2), às 10h, uma exposição sobre os 5 anos da Lei Maria da Penha (11.340/06), que tornou mais rígida e efetiva a punição a quem pratica alguma agressão contra mulheres. São fotos, textos, vídeos e documentos que traçam um histórico das conquistas das mulheres no Brasil e apresentam o que está sendo feito desde a promulgação da lei.
Promovida pelo Museu da Câmara, a exposição faz parte das homenagens da Casa ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O chefe do Museu da Câma ra, Casimiro Neto, explica que a mostra deste ano é a 11ª realizada pelo órgão em homenagem às mulheres. “O projeto foi uma iniciativa do Museu que, em 2002, em parceria com a bancada feminina, realizou a primeira montagem. Desde então, faz parte da agenda anual do Museu. A cada período, discutimos e avaliamos qual será tema abordado", contou.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha recebeu esse nome em homenagem à Maria da Penha Fernandes, mulher que sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido. A Lei triplicou a pena para agressões domésticas, permitiu que agressores sejam presos em flagrante, acabou com as penas pecuniárias (aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas) e trouxe uma série de medidas para proteger a mulher agredida, como a determinação da saída do agressor de casa.
O Evento:
Exposição 5 anos da Lei Maria da Penha
Abertura: 1 de março, às 10 horas, no corredor de acesso ao plenário Ulysses Guimarães
Visitação de 1 a 31 de março de 2011
Realização Câmara dos Deputados
Informações da Agência Câmara
Fonte: camara.gov.br

Nenhum comentário: