ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 março, 2011

Cuidados para o carnaval

Está chegando mais um carnaval e todo mundo deseja um descanso nesses dias. Há quem viaje em direção à folia e há quem fuja dela. De qualquer forma, poucos são os que mantêm a rotina e, nesse caso, resolvi escrever algumas dicas que podem ser valiosas para que você não perca seu descanso, ou sua festa, por causa de dores nas costas.
Normalmente, quando viajamos, dormimos em camas que não estamos habituados e isso pode causar um desconforto maior do que o esperado. Portanto, se o colchão for "mole" é preferível colocá-lo direto no chão e dar uma estabilidade melhor a ele. Cuide também da sua postura ao dormir que deve ser de lado, com os músculos relaxados e com um travesseiro que respeite a distância entre seu ombro e sua cabeça.
Sono em excesso também pode se transformar em problema. Ficar deitado por muito tempo pode causar dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Procure dormir apenas o essencial para o descanso do corpo, que é, em média, de seis a oito horas.
Se você gosta de ler, se vai levar o computador ou praticar atividades que exijam que fique sentado por muito tempo, a dica é parar de hora em hora e alongar a região da lombar. Com poucos movimentos já é possível evitar a dor nas costas no final do dia.
Se você for cair na folia, saiba que um sapato desconfortável ou mesmo o salto alto podem, além de provocar dores nos pés, ser o agravante de muitas dores nas costas. Passar o dia inteiro sem base para apoiar os pés prejudica toda a estrutura do corpo. Portanto, a dica é saber escolher o sapato. É imprescindível que ele seja confortável e, de preferência, que tenha um salto mais grosso, melhorando o apoio dos pés.
Além de tudo, uma queda ou o famoso "mau jeito" podem resultar em dores. Por isso, depois de acidentes como estes, procure não se movimentar muito e nem fazer exercícios físicos. Se a dor não passar mesmo com cuidados caseiros, procure um profissional especializado e evite traumas maiores.
Aproveite bastante, descanse e comece o ano com o pé direito e a coluna no lugar. Procure seu Quiropraxista e realinhe-se periodicamente. Bom carnaval!
Você já deve estar cansado de ouvir falar de álcool e direção não combinam, que são grandes causadores de acidentes e mortes no trânsito e consequentemente se tornam uma combinação fatal. Mas tem gente que continua insistindo em desobedecer a lei, correr riscos e colocar a vida dos outros em risco também. Por isso a gente vai continuar lembrando: se for dirigir não beba.
Uma vez que a bebida é ingerida, ela está presente no sangue. Isso significa que recursos como manter o estomago cheio, ou tomar banhos gelados, ou tomar um cafezinho, ou a utilização de outros meios, podem até diminuir a sensação de embriaguez, mas não conseguem retirar o álcool do sangue e não restabelecem os reflexos normais da pessoa.
Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos da pessoa, fazendo com que ela não tenha plenas condições para dirigir. O ato de dirigir exige pensamento rápido e muita atenção. A lei é muito clara: não é permitido nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue. Para não se arriscar a sofrer as penalidades previstas em lei e nem colocar sua vida e a de outros em risco, lembre-se que se for dirigir, não beba em hipótese alguma.
Pesquisas realizadas já comprovaram que os acidentes de trânsito diminuiram após a entrada em vigor da nova legislação.
Se Beber não DIRIJA
O que diz a Lei
De acordo com a legislação, é proibido dirigir sob a influência de álcool. Aquele que não acatar à lei, está cometendo infração gravíssima e poderá ser multado ou ter suspensão do direito de dirigir por doze meses. Terá, também, a habilitação recolhida, além de ter o veículo retido até a apresentação de condutor habilitado. Dependendo do grau de concentração de álcool no sangue, o condutor poderá inclusive ser punido com detenção de 6 meses a 3 anos, além de ser multado e perder o direito de dirigir.
Conheça a chamada "lei seca": 11.705 de 19 de junho de 2008.

Nenhum comentário: