Tiririca da Vida |
Vários educadores lamentaram a escolha de Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, que teve de passar num teste de alfabetização para ser deputado, para membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, segundo a imprensa brasileira.
O líder do Partido Republicano (PR), deputado Lincoln Portela, confirmou, na sexta-feira passada, a indicação do palhaço Tiririca, eleito deputado nas últimas eleições no Brasil, para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
"É um retrato da sociedade que temos", declarou ao jornal O Estado de São Paulo o Professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação.
"Acho lamentável", referiu ao diário paulista a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Campinhas (Unicamp), Maria Márcia Malavasi.
"Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão", acrescentou a padagoga.
Em janeiro, o deputado federal Tiririca já havia manifestado o desejo de participar da comissão.
Tiririca vai discutir e votar políticas educacionais depois de estas chegarem ao Congresso, envolvido numa aura de analfabetismo.
Depois ser eleito com votação recorde de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve que passar por um teste de alfabetização aplicado pela Justiça Eleitoral, antes de ser empossado no cargo.
"O mais grave é que este é um ano importante para as causas educacionais. Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido, com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional, temos a reforma do ensino superior, a questão das cotas, sendo uma agenda em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor", observou Mozart Neves Ramos.
Outras celebridades vão atuar em comissões, como ex-jogador de futebol Romário, que será vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto.
Nessa comissão estará também o deputado Danrley de Deus, ex-guarda-redes do Grêmio, assim como o deputado e ex-boxeador Acelino de Freitas, o Popó.
A Comissão de Finanças terá o ex-participante do programa Big Brother Brasil Jean Wyllys.
---------------------------------------------------------------------------
Tiririca conseguiu a expressiva votação que o levou ao Congresso por meio do voto de protesto dos eleitores contra os desmandos na política. Voto do desgosto. Agora é conduzido a fazer parte da Comissão de Educação e Cultura, como que um protesto dos congressistas à sua eleição. É o protesto do protesto ("Tiririca tem vaga na Comissão de Educação e Cultura da Câmara", 28/2).
FRANCISCO PEDRO RAMOS
A indicação do Tiririca para titular da Comissão de Educação espalhou surpresa e desconsolo entre educadores. Há quem diga que o fato é um retrato da sociedade que temos. Mas lamentável mesmo é saber que há alunos do último ano escolar que não sabem nem a tabuada do nove. Tiririca não é o retrato da sociedade que temos, é o fruto da sociedade que criamos.
-----------------------------------------------------------------------------
Segundo o PR (Partido Republicano), ele poderá contribuir na área cultural por ter sido humorista.
-----------------------------------------------------------------------------
Fonte: sic.sapo.pt/online
Nenhum comentário:
Postar um comentário