ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 outubro, 2017

Cachorros também dormem mal quando têm um dia ruim

Cachorros, como os seres humanos, não dormem bem depois de passar por experiências negativas. É o que descobriram pesquisadores da Academia de Ciências da Hungria, que acompanharam a atividade cerebral de 16 voluntários caninos – alguns estressados após um dia difícil, outros não – durante o sono.
Caso você esteja preocupado com o bem estar das cobaias, pode relaxar: os animais não foram submetidos a nenhuma forma de violência durante o teste. Uma das experiências negativas foi deixar o animal amarrado na ausência do dono – uma cena relativamente comum na porta de lojas e padarias. Outra envolvia um estranho encarar o animal nos olhos por um longo período – um comportamento que o peludo interpreta instintivamente como uma ameaça. Já as experiências positivas foram coisas como abraços, carinhos, coçadinhas e arremessos de bola (entre outras alegrias recomendadas pelos donos como particularmente eficientes).
Ao longo de um mês, cada um dos 16 cães cochilou três vezes no laboratório. A primeira rodada foi de adaptação – era preciso saber se os animais se sentiam confortáveis para dormir no local e encontrar o melhor posicionamento para o equipamento de eletroencefalografia na cabeça de cada um.
Superinteressante
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: