ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

08 outubro, 2015

Transporte passa pela maior revolução desde a invenção do automóvel

carro-autonomoViveremos em uma realidade onde o veículo movido a gasolina será uma coisa do passado. A figura do motorista – seja de um coletivo, de um táxi, ou até mesmo daquele que dirige seu carro particular – não será nem reconhecida pela nova geração. As montadoras, inclusive a própria Ford, que protagonizou anterior revolução no transporte, tomarão o mesmo caminho dos fabricantes de carruagens.
O carro elétrico, para alguns países, já é uma realidade a vários anos. A empresa Tesla Motors, do empreendedor visionário Elon Musk, já colocou, por exemplo, mais de 75 mil veículos nas estradas. Seu principal veículo, o Model S, pode rodar mais de 400km, sem precisar recarregar a bateria – energia suficiente para ir do Rio de Janeiro a São Paulo, sem parar. O ritmo de inovação da empresa, e de concorrentes, só acelera à medida que sua escala cresce. Até o lançamento de um veículo autônomo, a capacidade dos veículos elétricos já deve superar os 600km.
A medida que carros não dependem mais de motoristas ou de gasolina para se locomoverem, o custo desse tipo de produto, rapidamente, se tornará uma pequena fração do que é hoje. Com isso, o principal investimento em ter um veículo será o custo inicial para obter esses sistemas de transporte do futuro. O barateamento do custo variável de transporte (o preço de uma corrida de táxi, por exemplo), em comparação ao custo fixo do automóvel, tornarão ainda mais atrativa, financeiramente, a opção de compartilhar um veículo entre vários passageiros, seja via transporte coletivo, ou até mesmo transporte individual (como os táxis e Ubers proporcionam hoje).
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: