ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 junho, 2015

Ministro diz que juízes não devem ignorar opinião pública em suas decisões

Ministro Luiz Fux
Ministro Luiz Fux
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux afirmou ontem (26) que os juízes não devem ignorar a opinião pública ao exercer sua prerrogativa de ser contramajoritários em suas decisões. Fux participou do 1º Encontro Nacional pela Paz no Futebol, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
“Nenhum juiz tem o direito de bater no peito e dizer que não liga para a opinião pública, porque todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”, disse Fux. Para ele, a liberdade de contrariar a opinião majoritária deve ser usada em favor da própria sociedade, para definir a constitucionalidade de leis votadas no Congresso e para garantir a proteção de minorias.
“Não aceito colega que bate no peito e diz que julga independentemente do que a opinião pública pensa. Depende. Não é isso que é a posição contramajoritária dos tribunais. Somos contra majoritários quando o que vem da casa do povo, da Câmara [dos Deputados], é uma manifestação normativa que se choca com a Constituição, e temos que declarar inconstitucional”, disse o ministro.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: