ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 junho, 2015

Ex-diretor do DNOCS aponta transposição do São Francisco no RN apenas para 2020

elias tribuna
Os benefícios da Transposição do Rio São Francisco devem demorar ao menos mais cinco anos para chegarem para o Rio Grande do Norte. O alerta é do ex-diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs), Elias Fernandes. Segundo ele, tem faltado força politica do Estado para acelerar as obras nos trechos que contemplam diretamente a região.
Em visita recente ao RN, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que as obras para o estado deverão ser licitadas até o final deste ano e que a execução só deve teve ter início em 2016. O prazo de conclusão previsto é 2019. “Com isso, o RN só deverá começar a receber os benefícios em 2020”, estimou Fernandes.
O ex-diretor do Dnocs diz ainda que, dentre os estados que serão beneficiados pelo projeto do Governo Federal, o RN é o mais atrasado e revela que não há sequer projeto elaborado. “Curiosamente, à época em que houve as contratações dos lotes para início das obras, o Ministro da integração era do PSB, partido que governava os estados de Pernambuco (PE), Paraíba (PB) e Ceará (CE), onde os trabalhos já estão bem adiantados”, declarou ele destacando o papel político da evolução dos projetos estaduais.
No mês de abril o ministro Occhi anunciou que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco alcançaram o índice de 74,5% de execução. Nos quatro primeiros meses do ano, o governo investiu cerca de R$ 600 milhões nas obras, contra R$ 277 milhões executados no mesmo período do ano passado. Segundo o ministro, as obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes de 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Portal No Ar
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: