ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 setembro, 2013

Unidade prisional de Jucurutu, RN, cria fábrica de vassouras ecológicas

Atualmente, cinco detentos trabalham na produção.
Para cada três dias trabalhados, um é descontado da pena a ser cumprida.

Presos do CDP de Jucurutu têm jornada de 8 horas de trabalho (Foto: Divulgação/Sejuc/RN)
O Centro de Detenção Provisória de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte, deu início a um projeto chamado ‘Varrendo o Passado. Limpando o Futuro’, que trata da fabricação de vassouras feitas com garrafas pet. O projeto foi elaborado e é gerenciado pela Associação de Agentes Penitenciários do Seridó e Pastoral Carcerária do Seridó. Cinco internos trabalham na fabricação das vassouras.
O projeto, segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), tem ainda o objetivo de instalar uma fábrica-escola de reciclagem de plástico e garrafas pet nas dependências do CDP e ampliar a produção e o número de apenados trabalhando. A expectativa é que, em breve, outros 10 detentos também sejam inseridos no projeto, beneficiando ao todo 15 presos dos regimes fechado e semiaberto. Os internos estão sendo treinados e receberão conhecimento teórico sobre diversas áreas, como gestão de produto, marketing, gestão financeira e gestão da produção.
A jornada diária de trabalho é de 8 horas. Para cada três dias trabalhados, um é descontado do total da pena a ser cumprida. Os apenados receberão por cada vassoura produzida, mas o valor não foi divulgado. As vassouras ecológicas produzidas serão vendidas em diversos estabelecimentos comerciais de Jucurutu e região.
“Estamos fazendo a nossa parte, colocando os apenados para trabalhar. Assim, teremos alguma chance de os mesmos voltarem para a sociedade e seguirem a vida pelo caminho certo”, enfatizou Reginaldo Gomes, diretor do CDP de Jucurutu.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: