ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 setembro, 2013

Secretaria de Saúde do RN alerta sobre os perigos no uso do narguilé

Sesap distribui material educativo que trata sobre os perigos do fumo.
Fumar narguilé por 1 hora equivale a consumir 100 cigarros, diz Inca.

Pessoas fumam narguilé, cachimbo oriental que exala fumaça equivalente a cem cigarros (Foto: Arquivo/AFP)
A Secretaria da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte começa a distribuir, para todas as unidades regionais de saúde, um material educativo que trata da campanha nacional que alerta sobre os perigos do consumo e a iniciação precoce ao narguilé, tipo de cachimbo oriental também conhecido como 'cachimbo d'água'.
Participar de uma sessão de fumo de narguilé por uma hora, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), equivale a consumir cerca de 100 cigarros. Além de incluir 4,7 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, o fumo do narguilé possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas, de acordo com o instituto. Quase 300 mil pessoas em todo o país consomem o narguilé, segundo estudo feito no ano passado pela Pesquisa Especial sobre o Tabagismo (PETab), realizada pelo Inca junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo Lizabeth Guimarães, coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo no Rio Grande do Norte, “da mesma forma que o cigarro, o uso do narguilé está associado ao desenvolvimento do câncer de pulmão, de doenças respiratórias como a enfisema pulmonar, doença periodontal, entre outras, além de proporcionar ao organismo a exposição a doses suficientes de nicotina que causam dependência. Como o narguilé pode ser usado por várias pessoas simultaneamente, também há riscos de se contrair doenças infectocontagiosas como herpes, hepatite C e tuberculose”, alerta.
Conhecido também como cachimbo d' água ou shisha ou hookah, o narguilé é um dispositivo para fumar, tipo um cachimbo, no qual o tabaco é aquecido por um fogareiro onde se usa carvão para queimar o fumo e a fumaça gerada passa por um filtro de água para ser resfriada, antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional.
Lizabeth Guimarães alerta que um dos maiores perigos no uso do narguilé são as misturas que alguns usuários estão fazendo, como o acréscimo de drogas ilícitas, líquidos inflamáveis como o álcool e alguns metais pesados que podem causar dependência química, além de grandes estragos ao organismo. Ela cita o exemplo de um rapaz no Paraná que sofreu queimaduras em 70% do corpo, após misturar álcool ao carvão utilizado no narguilé. O dispositivo explodiu e o rapaz sofreu queimaduras graves no rosto e em todo o corpo.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: