ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 setembro, 2013

Formados no exterior que atuarão no RN pelo Mais Médico chegam a Natal

Dos 19 médicos selecionados, 17 desembarcaram na manhã deste domingo.
Segundo a Secretaria de Saúde, eles vão atuar em oito cidades do estado.

Grupo que atuará em oito cidades do RN passará semana em Natal (Foto: Matheus Magalhães/G1)
Dezessete dos dezenove profissionais com diploma do exterior – selecionados para atuar em oito municípios potiguares pelo programa Mais Médicos – desembarcaram na manhã deste domingo (15) em Natal. O representante da coordenação nacional do programa, Eduardo Melo, esteve no aeroporto Augusto Severo e recepcionou os médicos. Ao longo da semana, segundo ele, devem chegar os dois médicos que não vieram com o grupo. São um cubano e um boliviano formado na Argentina.
Onde irão trabalhar
2 cubanosSão Tomé
2 cubanosRiacho de Santana
3 cubanosSão Miguel
1 boliviano  
(formado na Argentina)

Natal
1 boliviano
(formado na Espanha)

Natal
2 espanhóisCeará-Mirim
1 brasileiro
(formado na Argentina)

Macaíba
3 brasileiros
(formados na Espanha)

Natal
1 brasileira
(formada na Argentina)

Natal
1 brasilerio
(formado na Rússia)

Natal
1 italianoSão Miguel
do Gostoso
1 ucraniano
(formado em Portugal)

Touros
Fonte: Secretaria de Saúde do RN
A coordenadora do programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte, Uiacy Alencar, explicou que o grupo é formado por sete médicos cubanos, seis brasileiros que se formaram fora do país, dois espanhóis, dois bolivianos, um ucraniano e um italiano. “Eles irão trabalhar em oito cidades do estado. Além de Natal, atenderão em São ToméRiacho de SantanaSão MiguelSão Miguel do GostosoMacaíbaCeará-Mirim e Touros”, acrescentou (veja quadro ao lado).
Ainda de acordo com a coordenadora, já nesta segunda-feira (16) os médicos iniciam a semana de acolhimento na capital, "oportunidade em que conhecerão os serviços de saúde e as características da população". Após este período, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados a partir do dia 22.
Trabalho dos estrangeiros
Conforme previsto na Medida Provisória que criou o Mais Médicos, os estrangeiros selecionados para atuar no programa trabalharão no Brasil por três anos. Neste período, terão registro profissional provisório que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica e apenas nas cidades a que forem designados pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento de tutores e supervisores. Cada médico será lotado em uma equipe de Atenção Básica.

Como o registro é restrito à atuação no programa, não será permitido que estes profissionais atendam na rede privada ou em outros serviços de saúde, como hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), por exemplo.

“A prioridade do Ministério da Saúde é a contratação de médicos brasileiros, mas não podemos deixar a população à espera de atendimento. Por isso, vamos continuar abrindo oportunidades para que médicos de outros países possam preencher as vagas onde nenhum brasileiro quiser ir”, assegura o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segunda etapa
Também consta no site do Ministério da Saúde que o Rio Grande do Norte receberá mais 7 médicos formados no exterior na segunda etapa do programa, devendo eles atuarem em Ielmo MarinhoRio do FogoTenente Laurentino Cruz, Touros, Upanema e Viçosa.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: