ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 setembro, 2013

TECNOLOGIA

Startup potiguar é eleita a melhor do Brasil em encontro de tecnologia

Produto foi escolhido entre 15 concorrentes na Rio Info 2013.
'Meu peludo' ajuda donos a encontrarem bichos de estimação perdidos.
Sérgio Oliveira e Philipe Coutinho usam o QR Code
como localizador do animal  (Foto: Marco Polo)
Criada por dois potiguares, a startup Meu peludo foi eleita a melhor do Brasil pelo Desafio Salão da Inovação, realizado durante o Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios - Rio Info 2013, que se encerrou nesta quinta-feira (19). O produto foi idealizado pelo publicitário Philipe Coutinho e o administrador Sérgio Oliveira para ajudar donos de animais a encontrarem o bicho de estimação em caso de perda. “Logo após ganharmos a seletiva de Natal, chegamos ao Rio sem maiores pretensões. Viemos para fazer networking, ganhar experiência. Não tínhamos esperança de vencer”, disse Philipe Coutinho ao anunciar a vitória nas redes sociais.
A startup foi escolhida a melhor brasileira entre 15 concorrentes. “Vimos os nossos concorrentes e tivemos a certeza de que o páreo seria duro. Depois veio o resultado”, afirmou Coutinho. “Iremos para um dos melhores centros tecnológicos e de inovação do mundo”, acrescentou.
Como prêmio, a empresa vai a Londres em 2014 a convite do Governo Britânico por meio do programa UK TI. “Iremos para um dos melhores centros tecnológicos e de inovação do mundo. Vamos passar um tempo no Centro de Tecnologia e Inovação de Londres. Iremos conhecer o centro e participar de um desafio como o da Rio Info. O prêmio do vencerdor é ser desenvolvido por eles durante um ano”, explicou ao G1.
Meu peludo
A ideia é simples. O proprietário pode cadastrar gratuitamente um perfil do bicho de estimação no site ou na página da empresa no Facebook. Para identificar o animal, no entanto, é preciso comprar por R$ 9,90 uma tag com QR Code, que ajuda a pessoa que encontrou o bicho a devolvê-lo ao dono.
O negócio está em fase de implantação e deve estar funcionando no final de outubro. De acordo com Philipe Coutinho, o projeto começou a ser planejado há seis meses. A dupla planeja aprimorar o serviço, ampliando o atendimento com uma central telefônica para facilitar a devolução dos animais. “Quem não possui smartphone com leitor de QR Code ou acesso à internet também poderá saber a origem do animal encontrado ligando para a central”, explica. Também há intenção de envolver petshops para facilitar as entregas.
No site, o usuário poderá acionar a ferramenta assim que perder o animal. Um cartaz com informações sobre o animal será gerado e um email será enviado para petshops e Organizações Não-governamentais (ONGs) parceiras com o aviso de bicho perdido. “Queremos fazer de tudo para facilitar que o animal seja encontrado pelo verdadeiro dono”, reforça Coutinho.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: