ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 julho, 2013

Segundo milagre abre caminho para tornar João Paulo 2º santo

Canonização pode acontecer em conjunto com a de João 23 em 8 de dezembro, data da Imaculada Conceição

Mulher passa por cartaz na Cracóvia, na Polônia, país onde nasceu o papa João Paulo 2º (30/4/2011)
O papa João Paulo 2º superou o último obstáculo antes de se tornar santo, sendo necessárias para sua santificação apenas a aprovação final do papa Francisco e uma data para a cerimônia, que pode ocorrer tão cedo quanto 8 de dezembro, indicaram funcionários do Vaticano e informações da imprensa nesta terça-feira.
A data marca a festa da Imaculada Conceição, uma grande celebração para a Igreja Católica. Neste ano, a data cai coincidentemente em um domingo, quando as canonizações normalmente ocorrem. Sob condição de anonimato, um funcionário confirmou matéria do jornal La Stampa indicando que João Paulo poderia ser canonizado juntamente com o papa João 23, que convocou o Concílio Vaticano Segundo, mas morreu em 1963, antes de seu término.
Segundo a agência de notícias Ansa, uma comissão de cardeais e bispos lhe creditou um segundo milagre desde sua morte, em abril de 2005. Um segundo milagre é necessário para que alguém seja declarado santidade completa.
A Congregação para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano que analisa candidatos à santidade, decidiu que a intervenção de João Paulo 2º estava por trás da cura de uma mulher da Costa Rica em 1º de maio de 2011.
Ele já havia recebido crédito por pedir a Deus pela cura da freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand do mal de Parkinson, o que ajudou a levar à sua beatificação em 2011 , quando foi declarado um "abençoado" da Igreja.
O sucessor de João Paulo 2º, Bento 16 , dispensou uma regra da Igreja que normalmente exige um período de cinco anos de espera até que possam começar os procedimentos iniciais para a santidade.
João Paulo está em um acelerado processo para possível santificação desde sua morte em 2005, quando milhões compareceram ao seu funeral com muitos gritando "Santo Subito". Há, porém, preocupações de que o procedimento esteja sendo muito rápido.
Alguns dos problemas mais profundos da Santa Sé - abuso sexual clerical, governança disfuncional e, mais recentemente, escândalos financeiros no Banco Vaticano - essencialmente datam de seu pontificado de 27 anos, que viu o colapso do comunismo na Europa Oriental, a partir de seu país natal, a Polônia.
No passado, o Vaticano tentou equilibrar as preocupações com papas santos ao dar a honra a dois ao mesmo tempo. Tal foi o caso em 2000, quando João Paulo beatificou João 23, apelidado de "bom papa", juntamente com Pio 9, que foi criticado por perdoar a captura de um menino judeu e por se referir aos judeus como cachorros.
Ao canonizar João Paulo 2º com João 23, o Vaticano buscaria amenizar preocupações sobre o santificado rápido do primeiro ao vinculá-lo à espera de 50 anos do último.
*Com AP e Reuters
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: