ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 janeiro, 2013

Energia


Na televisão, Dilma defenderá redução na conta de luz e afastará apagão

Presidenta fará pronunciamento nesta quarta-feira para garantir ofensiva do governo no setor elétrico e retirar da agenda o risco de racionamento

Pouco mais de quatro meses depois de vir a público em rede nacional de rádio e televisão para anunciar um corte de 20% na tarifa de energia elétrica, a presidenta Dilma Rousseff voltará ao tema em um pronunciamento na noite desta quarta-feira (23). Dilma tentará para afastar o risco de racionamento energético em função do baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas – efeito climático que deverá representar um custo adicional mensal de até R$ 500 milhões por mês de funcionamento de usinas termelétricas para suprir a demanda.
Dilma usará o pronunciamento em rádio e televisão para rebater rumores de que o País pode enfrentar um novo “apagão”.
A presidenta também deverá reafirmar a redução de 20% no valor da conta de luz para residências. A polêmica envolvendo a Medida Provisória 579, que regularizou o corte, e o acionamento das térmicas com custo adicional aumentou rumores de que a promessa assumida por Dilma no 7 de setembro não seria cumprida.
Ontem (22), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou relatório alertando sobre o risco de apagão durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O Planalto não gostou da nota técnica, vista como destemperada no momento de tensão provocado pelo quadro negativo das hidrelétricas. Não à toa, Nelson Hübner, diretor-geral da agência, concedeu entrevista assegurando que “de jeito nenhum” haverá apagão durante os jogos.
A tensão política que o setor elétrico tem gerado no governo no início desde ano é o que motivou a decisão de Dilma de ir à público assumir mais uma vez compromisso não haver compromisso.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: