ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 janeiro, 2013

ACIDENTE NO RS


Incêndio provoca mais de cem mortes em boate no Rio Grande do Sul

Corpo de Bombeiros cita pelo menos 180 mortos e centenas de feridos durante uma festa universitária. Fogo teria começado após uso indevido de sinalizador; número pode aumentar

Um incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 180 mortos e centenas de feridos, na madrugada deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um sinalizador durante o show de uma banda teria provocado a tragédia. O incêndio teria começado por volta das 2h30 da madrugada. Autoridades dizem que o número de mortos pode aumentar.

Os bombeiros já controlaram o incêndio, mas ainda faz o trabalho de rescaldo e reconhecimento de danos. Equipes no local dizem que a estrutura do prédio ficou destruída e corre risco de desabar. No local, era realizada uma festa universitária e a casa estava lotada com muitos jovens e adolescentes. Estima-se que mais de 2.000 pessoas estavam na boate.
"É preciso enfatizar que só temos estimativas, ainda não podemos confirmar nada, nem dar nomes", disse o Sargento Artur Rigue, do corpo de bombeiros de Santa Maria. "Temos cerca de 50 bombeiros trabalhando no local e as vítimas, algumas em estado grave, foram levadas para mais de 5 hospitais."
A maior parte dos feridos está sendo encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria. Não há informações sobre quantas pessoas já foram socorridas no pronto-socorro. O hospital já estaria operando acima da sua capacidade e pede auxílio de vonluntários médicos e enfermeiros. Os casos mais graves estão sendo levados ao hospital de Porto Alegre.
O major Gerson da Rosa Ferreira, que está coordenando as operações da policia militar no local, disse durante coletiva que 180 corpos já foram identificados e o número de vítimas fatais será de pelo menos 200. As mortes foram causadas por asfixia e pisoteamento, informou ele.  
O número pode aumentar já que corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal e não considera as vítimas que seguem na boate ou que foram levadas para os hospitais da região e morreram em atendimento.
Reconhecimento das vítimas
"Estamos apurando o número final de mortos, mas já afirmamos que será um número significativo. Existe uma esforço conjunto entre a Brigada Militar e os órgãos federais autuando para agiliar o final dos trabalhos", disse o major. "O reconhecimento dos corpos será feito por identificação visual já que muitas vítimas portavam documentos."
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os corpos das vítimas estão sendo levados para o ginásio do Centro Desportivo Municipal para reconhecimento. Mídias locais citam que os corpos são transportados em caminhões e levados ao ginásio.
Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. "Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multidão já está atrapalhando nosso trabalho", instrui Rigue. "É melhor que os parentes se dirijam diretamente para os hospitais da cidade."
Fonte: BBC, Reuters e AE
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: