ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 janeiro, 2018

E se os homens menstruassem?

Se o corpo masculino seria mais parecido com o feminino. Para começar, o homem teria útero, ovário e trompa uterina. Afinal, as mulheres menstruam por causa de seu sistema reprodutor. Mas o corpo também mudaria por fora. Cinturinha de pilão não seria atributo exclusivo de mulher – o homem teria suas curvas.
Os maiores culpados por essas mudanças seriam o estrogênio e a progesterona, os hormônios femininos que coordenam o ciclo menstrual. Eles conviveriam com a testosterona, responsável por traços masculinos, como os pelos do rosto. Isso significa que encontrar um homem barbado com seios na rua não seria nada estranho.
Parece maluco, mas não é tanto. Um homem menstruado seria resultado de uma mudança na trajetória da evolução da nossa espécie. O corpo do homem e o corpo da mulher se diferenciaram ao longo da seleção natural. Para prosperar, não bastava ser mais esperto para conseguir comida ou mais forte para se impor no grupo. Era necessário também ter os sinais que mais atraíam o sexo oposto para reproduzir e espalhar os genes. E assim o corpo dos dois grupos foi se moldando. Mas esse processo não foi assim tão exato. “Mamilos são úteis só para mulheres, mas foram mantidos no homem mesmo sem função”, diz Diana Fleischman, pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte.
Só que a menstruação daria muito mais dor de cabeça aos homens do que os mamilos. A mente sofreria com os altos e baixos trazidos pelo ciclo menstrual. E, lá por volta dos 50 anos, eles sentiriam tanto os sintomas da menopausa como os da andropausa, que respectivamente reduzem a quantidade de hormônios femininos e masculinos no corpo. Até que teria gente gostando dessa história toda: fabricantes de absorventes e de sutiãs, que venderiam seus produtos para muito mais gente.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: