ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 janeiro, 2018

Cientistas criam pílula semanal para substituir tratamento diário contra o HIV

Nas últimas décadas, os avanços científicos em relação ao HIV foram valiosos o suficiente para fazer com que um soropositivo tenha uma vida absolutamente normal: tomando remédios diários, as pessoas são saudáveis e virtualmente livres da ação danosa do vírus, com efeitos colaterais relativamente pequenos.
O tratamento, porém, não é barato – e a necessidade de tomar pílulas diariamente também torna-se um problema para soropositivos. Mas um grupo de pesquisadores do MIT e da Escola de Medicina de Harvard pode ter criado uma solução para pelo menos um destes problemas: um compartimento em formato de estrela, revestido por uma cápsula de gel, que pode oferecer suprimento semanal dos remédios retrovirais com apenas uma dose.
A última pesquisa realizada pela equipe, publicada terça-feira no periódico Nature Communications, exibe dados sobre testes realizados com animais que obtiveram sucesso. Porcos foram usados para comprovar que o novo mecanismo de administração garante dosagem controlada de três drogas retrovirais durante uma semana. Segundo os autores do estudo, “a aplicação clínica deste mecanismo representaria uma grande mudança de paradigma no tratamento do HIV”.
O sistema de entrega do compartimento funciona por meio de seis ‘pernas’ acopladas a um núcleo; as pernas são revestidas por um polímero estrutural que as mantêm dentro da cápsula de gel, seguras de uma possível dissolução em ácido estomacal. Uma vez dentro do estômago, a cápsula se dissolve e as pernas se abrem, impedindo que a pílula desça direto pela parte estreita do intestino. O interior de cada minicompartimento traz um polímero diferente para liberar os remédios – programado pelos pesquisadores para dissolver em momentos diferentes da semana. Depois de uma semana, as conexões entre as pernas e o núcleo se dissolvem, permitindo que tudo seja eliminado pelo corpo.
SUPER-interessante
Gilv@n vi@n@

Nenhum comentário: